Blog

Como alugar um imóvel com segurança quando ele é seu

Aluguel
Como alugar um imóvel com segurança quando ele é seu

Já ouviu algum dono de um imóvel que está com o espaço desocupado, dizer que tem pena de alugar a propriedade? Existe um mito muito comum na sociedade, de que inquilinos não cuidam do espaço que alugam.

Mas, vale lembrar que por trás de todo imóvel alugado existe um contrato de locação e também legislação própria

Entenda, no conteúdo de hoje, como alugar um imóvel com segurança para prevenir qualquer problema.  

Conheça a Lei do Inquilinato

A Lei 8.245/91 apresenta todos os direitos e deveres tanto do locador quanto do locatário do imóvel em questão. 

É importante saber que é dever do dono do imóvel entregá-lo em boas condições de uso para seu inquilino. Ou seja, sem infiltrações, vazamentos ou mofo.  

Já o inquilino precisa pagar o aluguel sem atraso e cuidar do imóvel alugado com responsabilidade. No final do contrato, é obrigação dele devolver o mesmo nas mesmas condições que recebeu.  

Faça um bom anúncio

Aproveitar as vantagens da internet para anunciar o imóvel para futuros inquilinos também é uma forma de promover a segurança do negócio.  

Facilita o acesso dos interessados às fotos do imóvel e às informações sobre a propriedade em tempo real. E a partir do momento em que você recebe o contato de um inquilino interessado pode iniciar uma pesquisa sobre ele. Basta "dar um Google". 

Dica: conte com a ajuda de marketplaces especializados no aluguel, compra e venda de imóveis como a CliqueiMudei. Um jeito bem simples e prático para anunciar o seu imóvel! 

Abra seu imóvel para visitas

Ao mesmo tempo em que as visitas facilitam o acesso dos inquilinos interessados na locação do imóvel, também é uma forma de conseguir conhecê-los. Isso sem falar que é a oportunidade para convencer que é locar o seu imóvel é o melhor negócio.  

Só não esqueça de manter a portaria informada sobre as visitas agendadas, no caso de apartamento ou condomínio, por questões de segurança.  

Conheça seu inquilino

Alinhar as expectativas é essencial para que tanto o proprietário do imóvel quanto o inquilino se sintam satisfeitos com o negócio. Por isso, a dica é bater um bom papo antes de fechar o contrato. Assim, é possível oferecer informações e esclarecer possíveis dúvidas.  

Para entender se o locatário em questão conseguirá pagar o aluguel sem problemas, solicite certidões do Serviço de Proteção do Crédito (SPC) ou do Serasa. Essa é uma forma de descobrir se ele tem o hábito de pagar suas contas em dia ou se está devendo dinheiro para alguém. 

Entenda como alugar um imóvel com segurança no contrato de locação

Entre os detalhes que precisam ser informados no contrato de locação do imóvel estão: o preço do aluguel, o período de vigência do contrato, a garantia e as penalidades no caso do atraso ou inexistência do pagamento

No documento também devem constar informações sobre os reajustes anuais e como será realizada a rescisão

E se o inquilino atrasar o pagamento?

Não precisa se preocupar com a inadimplência, caso aconteça. Afinal, a Lei do Inquilinato protege o proprietário do imóvel nesse caso. Tanto que a falta de pagamento pode acabar em um pedido de despejo.  

Porém, é importante ressaltar que atrasos podem ser negociados e a multa também deve estar estipulada no contrato firmado entre as duas partes. 

Aproveite que descobriu como alugar um imóvel com segurança e veja também a melhor forma para fazer um anúncio dele na internet!

Nenhum comentário
Seja o primeiro a escrever um!

Posts relacionados