Blog Glossário do mercado imobiliário: 19 termos que você precisa conhecer
Corretor de Imóveis

Glossário do mercado imobiliário: 19 termos que você precisa conhecer

Quer começar sua carreira como corretor de imóveis, mas ainda não está familiarizado com os jargões mais usados no setor? Preparamos um glossário do mercado imobiliário para que possa aprender os principais conceitos e procedimentos envolvidos na atividade. Nosso objetivo é ajudar você a sentir mais segurança ao vender imóveis ou ao abrir seu próprio negócio. Boa leitura!

1. Alienação fiduciária

Bem menos burocrático do que a hipoteca, a alienação fiduciária funciona como garantia de pagamento de um imóvel adquirido através de consórcio ou financiamento. Acontece quando continua sob posse do proprietário até que o devedor pague todas as prestações.

2. Alvará

É um documento que autoriza a construção, incorporação ou reforma de um imóvel.

3. Benfeitoria

Diz respeito às obras ou serviços realizados para conservar ou melhorar o imóvel.

4. Comissão

Remuneração que o corretor de imóveis recebe pelos serviços prestados a uma empresa imobiliária.

5. Contrato de compra e venda

Documento onde são registrados os compromissos do comprador e do vendedor do imóvel para que possam celebrar um contrato definitivo. Precisa informar dados como o valor da propriedade, forma de pagamento, prazo de entrega, e ser registrado em cartório.

6. Crédito imobiliário

Modalidade de empréstimo onde o cliente empresta dinheiro de um banco ou instituição financeira para poder adquirir um imóvel novo ou usado. Vale tanto para fins comerciais como para residenciais.

7. Escritura de imóvel

Documento oficial de transferência de posse de um imóvel depois que ele está quitado. Para ter validade perante a lei, a escritura de imóvel precisa ser registrada em cartório.

8. FGTS

É o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Uma contribuição que todo trabalhador com carteira assinada tem direito a receber mensalmente e que pode ser resgatada em casos específicos como demissão ou desejo de comprar um imóvel.

Pode facilitar, inclusive, o financiamento imobiliário que é o próximo termo do glossário do mercado imobiliário.

9. Financiamento imobiliário

O financiamento imobiliário é uma modalidade de crédito voltada à aquisição de imóveis novos ou usados. É contratado quando o comprador não tem dinheiro suficiente para fechar o negócio e decide financiar parte do valor do imóvel. Somente após o pagamento das prestações do financiamento imobiliário o bem é transferido para seu nome.

10. INCC

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) é um indicador que mede o crescimento de custos das construções habitacionais. Também é usado para usuais correções dos contratos de compra e venda de imóveis em construção.

11. IPTU

IPTU ou Imposto Predial Territorial Urbano é uma cobrança feita anualmente pelas prefeituras de acordo com o valor venal de um imóvel.

12. ITBI

Cobrado do comprador do imóvel toda vez que um empreendimento é negociado, o Imposto de Transmissão de Bens e Imóveis é um tributo que varia de cidade para cidade. Uma propriedade só pode ser transferida no Registro de Imóveis depois que o pagamento do ITBI é realizado.

13. Habite-se

Documento emitido pela prefeitura que comprova que um imóvel foi construído de acordo com o Registro de Incorporação (RI). Atesta que a propriedade pode ser ocupada ou financiada.

14. Lead

É a pessoa que demonstra interesse em um imóvel, seja entrando em contato com o corretor ou imobiliária. Ou seja, o cliente em potencial.

15. Rescisão

É o mesmo que romper um contrato.

16. RI

Significa Registro de Incorporação. Um documento expedido pelo município que certifica a regularidade fiscal da construtora e a autoriza a comercializar seus imóveis. Reúne todas as especificações sobre o empreendimento, como estrutura, tamanho da área de lazer, garagem, etc.

17. Tabela PRICE

Tabela para cálculo das prestações de um financiamento que mantém as parcelas com valores constantes.

18. Tabela SAC

Diferente da tabela PRICE, na tabela SAC os valores diminuem gradativamente.

19. Valor venal

É um valor determinado pela prefeitura, que leva em consideração a metragem, a localização e outras características de cada imóvel. Algumas cobranças, como IPTU, são calculadas com base nesse número.


Confira outros conteúdos úteis para a rotina profissional do corretor imobiliário:


Dica de uso do glossário do mercado imobiliário

Salve esse conteúdo para relembrar sempre que for preciso dos principais conceitos e procedimentos do mercado imobiliário. Muitas vezes os próprios clientes não compreendem os termos. Então, saber explicar o significado de cada um deles demonstra não só conhecimento como também autoridade no assunto.

Ficou com alguma dúvida sobre o glossário do mercado imobiliário ou sentiu falta de algum outro termo? Deixe o seu comentário! 

Nenhum comentário
Seja o primeiro a escrever um!

Posts relacionados