Blog

Casa própria ou aluguel: descubra qual é a melhor escolha

Imóvel
Casa própria ou aluguel: descubra qual é a melhor escolha

Sabe aquele sonho comum a todo brasileiro que é ter uma casa para chamar de sua? Como toda escolha na vida, é mais um momento que exige planejamento para optar entre casa própria ou aluguel.

Em muitos casos, caímos na tentação de realizar o sonho da casa própria sem olhar com atenção para as finanças e para os objetivos futuros. Já em outros, decidimos viver de aluguel sem ao menos perceber que o financiamento caberia no nosso bolso. 

Mas, afinal, como decidir entre alugar ou comprar um imóvel? Entenda neste conteúdo. 

Primeiro passo: analise o seu momento

Você está no início da carreira ou já conseguiu a estabilidade financeira com um bom emprego?  Pensar no seu momento atual e a longo prazo ajudam na tomada de decisão entre a casa própria ou aluguel.

Se está aberto a morar em outra cidade, respire fundo e controle a ansiedade: neste caso, aplicar o seu dinheiro em comprar uma casa própria pode não ser a melhor escolha. Por isso, é importante ter certeza se esta será a sua residência definitiva ou não

Outro ponto de atenção que deve ser analisado é se você tem filhos ou não. Caso tenha, concorda que faz muito mais sentido investir em uma casa própria para estruturar sua família? 

Olhe para as finanças

Para investir o seu dinheiro na compra de uma casa própria, o ideal é contar com uma quantia suficiente para pagar pelo menos a metade do valor do imóvel. Pense que, assim, o número de parcelas para pagar em um financiamento serão cada vez menores (e com menos juros). 

No caso do aluguel, calcule quanto de seu salário pode ser destinado à sua mensalidade sem que essa escolha prejudique o pagamento de outras contas, como água, luz e mercado. 

A melhor dica, para as duas situações é: pesquise.

Calcule a diferença de custo entre comprar uma casa própria ou partir para o aluguel

Provavelmente você já ouviu alguém falando que morar de aluguel é perder dinheiro. Estamos certos? Esse é mais um mito que faz com que muitas pessoas prefiram comprar um imóvel, mesmo sem fazer todo o planejamento que vimos até aqui. 

O que acontece, no entanto, é que na maioria das vezes os juros envolvidos na compra de um imóvel fazem com que o preço dele seja muito maior do que a locação. 

Para tirar qualquer dúvida, faça uma simulação para ver o preço da compra da casa própria e compare com o valor do aluguel. Essa é a melhor forma para identificar qual opção é a mais vantajosa.

Acerte na escolha entre casa própria ou aluguel

Olhe para mais de uma opção de imóvel, analise preços, localizações, procure alternativas de financiamento e entenda o que mais se encaixa ao seu padrão de vida atual. 

Procure um imóvel que não comprometa demais a sua qualidade de vida. Segundo especialistas, a prestação da casa própria não deve comprometer mais de 30% da sua renda mensal familiar líquida

Facilite sua pesquisa com a ajuda de marketplaces

Para facilitar sua busca pelo imóvel perfeito, use a internet para pesquisar casas e apartamentos em um marketplace de imóveis como o CliqueiMudei.

Nesses sites, sua pesquisa é facilitada: você pode ver fotos, informações, valores e até mesmo entrar em contato com o corretor de imóveis associado.

Continue navegando pelos conteúdos do nosso blog. Preparamos tudo para facilitar suas escolhas, seja no aluguel ou na compra da casa própria. Também oferecemos dicas de arquitetura, decoração e estamos sempre atualizados sobre as principais tendências imobiliárias. Fique com a gente!

Nenhum comentário
Seja o primeiro a escrever um!

Posts relacionados