Blog Isolamento acústico para apartamento: 8 dicas para reduzir o barulho
Imóvel

Isolamento acústico para apartamento: 8 dicas para reduzir o barulho

Morar em apartamento tem suas vantagens, principalmente em relação à segurança. Mas, assim como em casa, também tem seus problemas e talvez o pior deles seja o ruído. Se esse é o seu caso e você não quer gastar muito dinheiro com soluções avançadas de isolamento acústico, saiba que existem outras formas de reduzir o barulho.

Confira, neste post, oito dicas de isolamento acústico para apartamento e previna o mau humor, a insônia e a falta de concentração causados por sons incômodos.

O que você precisa saber para fazer um isolamento acústico para apartamento

Antes de tudo, a dica é conhecer a origem do problema. Os ruídos podem ser classificados entre dois tipos: aéreo ou de impacto.

Ruído aéreo é aquele que se propaga pelo ar como, por exemplo, música em volume alto ou o barulho causado pelo trânsito se o apartamento fica em uma rua movimentada.

Já o ruído de impacto acontece através das estruturas do prédio. O “tec tec” do salto alto da vizinha do andar de cima e móveis arrastados são alguns exemplos.

Vamos às dicas de como reduzir o barulho sem gastar muito

1. Aposte na gentileza

Pode parecer clichê, mas gentileza gera gentileza. Em muitos casos, conversar amigavelmente com o vizinho é a forma mais eficaz para resolver o problema.

2. Faça a vedação de portas e janelas

Como som se propaga pelo ar as portas e as janelas devem ser vedadas para evitar a passagem de ar. Assim, a propagação de sons não acontece. Só a vedação adequada, como o uso de veda frestas, já ajuda a freiar em média 30 decibéis dos ruídos externos.

3. Use folha de mdf ou TNT para aumentar a espessura da parede ou da porta

A aplicação do mdf funciona como uma barreira antirruído e também reduz o eco. Outra opção é o revestimento do TNT para absorver o barulho e melhorar a acústica interna.

4. Aplique Drywall nas paredes que fazem divisão com os vizinhos ou com as escadas

Mesmo reduzindo cerca de 10 cm da área útil do apartamento, o drywall evita que o som entre ou saia do cômodo escolhido. O material pode barrar até 30 decibéis.

5. Troque pisos laminados de madeira por um contrapiso com material isolante

Lã de vidro ou lã de rocha promovem o isolamento acústico do apartamento, diferente dos pisos laminados que só aumentam o barulho com o eco de seu impacto.

6. Use vidro mais grosso nas janelas

Outra solução é trocar o vidro atual das janelas por um vidro mais grosso, como o Blindex, que tem mais de 8 milímetros de espessura e segura bem o som.

7. Prefira usar nas janelas cortinas mais encorpadas

Usar um blackout ou uma cortina com persiana previne que o som que atravessa a parede se reverbere. Por isso, superfícies moles como cortinas mais encorpadas funcionam como barreiras de sons externos.

8. Faça uma horta na varanda

Sabia que instalar um jardinzinho como sua própria horta caseira ou vasos de planta ajuda a reduzir a propagação de ruídos em até 40%? E de quebra ainda refrescam e dão mais vida ao ambiente!

Aproveite para conferir cinco ideias para hortas em pequenos espaços e una o útil ao agradável ao usar essa dica de isolamento acústico para apartamento! Para acessar outros conteúdos do blog CliqueiMudei, clique aqui.


Nenhum comentário
Seja o primeiro a escrever um!

Posts relacionados