Blog

Coimbra além da universidade: um guia de 3 minutos sobre a cidade

Portugal
Coimbra além da universidade: um guia de 3 minutos sobre a cidade

Dizem que quem passa por Coimbra nunca mais a esquece. Quer saber por que ela é tão especial? O portal CliqueiMudei reuniu as principais informações e curiosidades sobre a cidade mais antiga de Portugal em um guia de três minutos.

Seja a turismo, trabalho ou até mesmo se quiser viver em Coimbra, a surpresa é garantida. Embarque nesta viagem com a gente e boa leitura!

Onde fica?

Às margens do rio Mondego, a cidade de Coimbra está localizada na província de Beira Litoral, na região central do país. Com ares medievais, é a cidade mais antiga de Portugal e foi sua primeira capital. Fica a 203 km de Lisboa, capital atual. Por isso, pode ser conhecida em uma viagem de bate-volta.

O que fazer em Coimbra?

Opções de coisas para fazer em Coimbra não faltam. A cidade concentra pontos turísticos, especialmente no centro histórico, e grandes centros comerciais, na parte moderna. Uma dica para ver a cidade de uma perspectiva diferente é fazer um passeio de barco no rio Mondego.

Considerada a cidade dos estudantes, Coimbra abriga a faculdade mais antiga de Portugal: a Universidade de Coimbra. Pela instituição já passaram nomes como Eça de Queirós, Gregório de Matos e Luís Vaz de Camões. Veja aqui a lista de famosos que estudaram nela.

Listamos no próximo tópico as principais atrações de Coimbra e informações para quem quer estudar nela.

Pontos turísticos

Decidiu que quer se render aos encantos da cidade? Então, confira quais pontos turísticos de Coimbra precisam estar no seu roteiro de lugares para visitar.

Universidade de Coimbra: vale a pena subir até sua torre panorâmica, visitar o Pátio das Escolas, Sala dos Capelos, Capela de São Miguel e Biblioteca Joaquina.

Mosteiro de Santa Cruz: é onde está enterrado o primeiro rei de Portugal, Afonso Henriques, e onde estudou Fernando de Bulhões que mais tarde se tornou Santo Antônio de Pádua.

Sé de Coimbra: perto da Universidade de Coimbra, foi igreja dos jesuítas em 1541, e periodicamente tem apresentações de grupos de fado.

Quinta das Lágrimas: local em que, segundo a lenda, D. Pedro e Inês de Castro viveram um romance e mais tarde ela foi assassinada a mando do Rei D. Afonso IV.

Portugal dos Pequenitos: um minimundo com os monumentos mais importantes do país, que diverte tanto crianças quanto adultos.

Ponte Pedro e Inês: uma homenagem à mais bela história de amor de Portugal.

Como é viver em Coimbra

Histórica, universitária e importante para a economia do país, Coimbra é uma cidade tranquila para se viver. Com baixo custo de vida, nela é possível fazer quase tudo a pé. Mas para o acesso a regiões mais distantes, oferece transporte público de qualidade.

Durante quase todo o ano, Coimbra tem um clima agradável: um pouco mais frio que Lisboa e mais quente que a cidade do Porto. Se no inverno suas temperaturas raramente são menores que 7ºC, no verão dificilmente passam dos 29ºC.

Com um mercado de trabalho muito focado no turismo e no comércio, também recebe muitos estudantes interessados em cursar a Universidade de Coimbra.


Leia também:

Como comprar imóvel em Portugal

Comprar casa em Portugal vale a pena?

Mudança de casa: saiba como dar o primeiro passo


Como entrar na Universidade de Coimbra

Atraindo estudantes do mundo inteiro, a Universidade de Coimbra é uma instituição pública fundada em 1290 e é um patrimônio mundial da UNESCO desde 2013. Possui cursos bem conceituados e uma estrutura incrível com três pólos de ensino, oito cursos e mais de 25 mil alunos. E cá entre nós: contar com um diploma da instituição, seja de graduação, mestrado, doutorado ou intercâmbio estudantil, pesa muito no currículo.

A universidade chama atenção de brasileiros que percebem suas qualidades e a facilidade de ter aulas em português. Se esse é o seu caso, saiba que pode encontrar todas as informações sobre como entrar na Universidade de Coimbra neste link. Existe até mesmo a possibilidade de alojamento para estudantes, mas o processo tem candidatura online e mensalidade fixa.

Seja para visitar, viver ou estudar, Coimbra é mesmo inesquecível. Quer morar na cidade e tentar a vida em Portugal? Acesse o portal CliqueiMudei para pesquisar imóveis para comprar ou alugar em terras lusitanas. Você pode filtrar sua pesquisa exatamente com as características que está buscando. Esperamos que este conteúdo tenha sido útil em sua decisão. Até a próxima!


Nenhum comentário
Seja o primeiro a escrever um!

Posts relacionados