Blog

Como comprar imóvel em Portugal

Portugal
Como comprar imóvel em Portugal

Percebeu que comprar imóvel em Portugal vale a pena e, no fim das contas, não sai tão caro? Então, é hora de procurar o seu cantinho em uma das encantadoras cidades lusitanas. Saiba como comprar imóvel em Portugal, da pesquisa em site de venda de imóveis até o visto de residência no país caso queira morar lá!

Visite sites de venda de imóveis em Portugal

Para escolher um imóvel é preciso atenção aos detalhes. Embora os sites de venda de imóveis portugueses sejam muito parecidos com os portais imobiliários brasileiros existem algumas diferenças. As principais são: quantidade de quartos definida pela letra T e, claro, valor do imóvel avaliado em euro.

Uma dica para facilitar a sua busca é fazer sua pesquisa em um site brasileiro como o portal CliqueiMudei. O primeiro marketplace de venda de imóveis do Brasil agora também apresenta anúncios de imóveis em Portugal. Para fazer sua busca, basta acessar o site e selecionar a bandeira lusitana, além da localidade que deseja avaliar.

Escolha um representante local para dar suporte à compra do imóvel

É uma exigência de Portugal que os donos de imóveis ou seus representantes tenham visto de residência no país. Então, é preciso eleger alguém para representar sua compra. Pode ser você caso já tenha o visto de residência português, uma empresa ou representante legal. Essa pessoa irá arcar com o pagamento dos impostos envolvidos na compra do imóvel escolhido.

Registre o contrato de compra do imóvel em um cartório de Portugal

Depois da compra, seja por escritura pública ou advogado, é a vez de registrar a casa ou apartamento adquirido em um cartório de notas.

Mas, prepare o seu bolso: assim como no Brasil, também vão incidir impostos na transação. Entre eles, o imposto do selo, o registro da escritura do imóvel na Conservatória do Registro Predial e o IMT (Imposto Municipal sobre a Transmissão Onerosa de Imóveis, que equivale ao IPTU brasileiro e corresponde a 0,4% do valor da propriedade).

Ou agilize todo o processo no Balcão Casa Pronta

O serviço pode ser encontrado dentro da Conservatória do Registro Predial e facilita a celebração do contrato de compra e venda.

O que você vai precisar: NIF (Número de Identificação Fiscal, que corresponde ao CPF brasileiro e serve para residentes em Portugal), Certidão de Teor do Registro Predial, caderneta Predial ou Certidão Matricial e Licença de Utilização do Imóvel se a construção for posterior a 13 de agosto de 1951.

Como comprar um imóvel financiado em Portugal

Não tem disponível o valor que precisa para poder comprar o imóvel que gostaria em Portugal? Não se preocupe, afinal, é possível recorrer a um financiamento imobiliário português. Os bancos portugueses podem financiar até 75% do valor da propriedade escolhida. Mas, antes, é necessário desembolsar, em média, 25% como sinal.

Vai investir ou morar? Veja como conseguir visto de residência em Portugal

Se você vai investir em imóveis em Portugal porque quer proteger seu patrimônio da desvalorização do real não precisa de visto. Já se quer se mudar do Brasil para morar em terras lusitanas existem três possibilidades: conseguir nacionalidade portuguesa, Golden Visa ou abrir uma empresa em Portugal.

Têm direito à nacionalidade portuguesa:

• filhos e netos de portugueses;

• pessoas casadas com portugueses há mais de três anos (contanto que o casamento tenha acontecido depois do dia 3 de outubro de 1981).

Já o chamado Golden Visa ou Visto Gold faz parte do Programa de Autorização de Residência para Investimento (ARI). Permite que qualquer pessoa, depois de comprar um imóvel de pelo menos 500 mil euros, tenha os mesmos direitos de um europeu. Isso inclui ainda livre circulação de bens e pessoas em 26 países europeus.

Agora, aqueles que têm interesse em abrir negócio em Portugal para adquirir residência devem recorrer ao visto de empreendedor D2. Para conseguir é necessário abrir legalmente uma empresa em território português e investir no mínimo 5 mil euros. O pedido deve ser feito no Consulado de Portugal no Brasil e demora até 60 dias para ser aprovado.

Viu como comprar imóvel em Portugal tem um processo burocrático parecido com o do Brasil? Com uma ótima relação entre custo e benefício, o país vem conquistando o coração dos brasileiros. Continue acompanhando os conteúdos do nosso blog para saber mais sobre suas principais cidades: Lisboa, Porto, Cascais, Coimbra e Braga.


Nenhum comentário
Seja o primeiro a escrever um!

Posts relacionados