Blog Como é viver em Lisboa: vantagens e desvantagens
Portugal

Como é viver em Lisboa: vantagens e desvantagens

Azulejos coloridos, telhados vermelhos, colinas e ruelas formam a paisagem que chama a atenção de imigrantes. A capital de Portugal é um dos três destinos lusitanos mais procurados por brasileiros que querem tentar a vida na Europa, junto com Faro e Setúbal. Por isso, além das semelhanças culturais entre Brasil e Portugal, da história do país à feijoada, não é difícil encontrar brasileiros por suas ruas. Descubra como é viver em Lisboa no post de hoje.

Principais vantagens de morar em Lisboa 

Banhada pelo Rio Tejo, de onde partiram as caravelas de Pedro Álvares Cabral, Lisboa é a cidade mais populosa de Portugal. Mesmo sendo considerada uma metrópole europeia, com aeroporto internacional e uma agitada vida noturna, não perde os ares de cidade pequena. Um hábito entre seus moradores é admirar o pôr-do-sol em miradouros, tomar café e ler em praças públicas.  

Diferente da maior cidade do Brasil (São Paulo), Lisboa é muito segura. Com a 38ª posição do ranking mundial de qualidade de vida, está à frente de Londres, Madrid, Milão e Paris. Os dados são da consultoria Mercer e foram divulgados em março deste ano.  

Com topografia íngreme, é indicada para quem gosta de andar. Como não é tão extensa, pode ser acessada a pé em seus principais pontos. A cidade conta com sistema de transporte integrado, com metrô, ônibus, trem, que podem levar a regiões mais distantes como Belém e até outras cidades como Porto e Cascais. Isso sem falar dos elétricos que cruzam a cidade e dos barcos disponíveis no porto. 

Também é uma cidade de oportunidades, afinal, concentra um grande número de empresas multinacionais e startups. Isso sem falar que também é um berço para pessoas que vivem da arte.  

O clima em Lisboa é ameno e agradável na maior parte do ano, com invernos curtos e verões longos. No verão a temperatura pode chegar à casa dos 28ºC, enquanto que no inverno começa com 8ºC. 

Melhores bairros para se descobrir como é viver em Lisboa 

Mesmo sendo uma decisão muito pessoal, podemos dizer que Lisboa reserva bairros para todos os gostos e estilos. 

Pessoas que gostam de agito podem optar por viver na Baixa de Lisboa, um bairro tradicional e com um comércio movimentado, além de livraria e café. 

Para quem quer saber como é viver em Lisboa porque pretende se mudar com a família, a dica é pesquisar imóveis no Campo de Ourique. Com fachadas tradicionais, o bairro é calmo e bastante arborizado. 

Aqueles que gostam da mistura entre história antiga e contemporânea devem buscar casas ou apartamentos nas proximidades do Alto Chiado. Também conhecido como bairro do Fado, tem construções com arquitetura medieval, casas de pedra e ruas estreitas que remetem ao passado. 

Já quem prefere viver no bairro mais tecnológico de Lisboa não vai se arrepender de escolher o Parque das Nações. Mesmo sendo um dos bairros mais caros, tem arquitetura moderna e fica na área mais nova da cidade.  

Desvantagens: congestionamento e valor de imóveis na região central 

Mesmo com tantos pontos positivos, viver em Lisboa também tem as desvantagens conhecidas por quem sabe como é viver em capitais. Uma delas é o trânsito congestionado em horários de pico. Outra, tem relação com o custo de vida. Mesmo com o preço do supermercado ser considerado aceitável, a região central de Lisboa concentra imóveis caros em sua maioria.  

O valor do aluguel de imóveis em bairros centrais pode chegar a mil euros mensais para um apartamento de dois quartos. Mas com a pesquisa nos sites certos é possível conseguir preços bem melhores. 

Como comprar imóvel em Lisboa? 

Para descobrir como encontrar o imóvel dos seus sonhos, visite este conteúdo onde explicamos todo o processo. Agora, para pesquisar e comparar os preços de casas e apartamentos em Lisboa acesse o portal CliqueiMudei. O primeiro marketplace de imóveis do Brasil atravessou o oceano e chegou a Portugal para facilitar a sua vida. Aproveite! 

Nenhum comentário
Seja o primeiro a escrever um!

Posts relacionados